Comemoração do “Dia Internacional do Voluntariado” - O voluntariado e a importância no desenvolvimento pessoal

No dia 5 de dezembro, comemorou-se o “Dia Internacional do Voluntariado”. O voluntariado é um ato de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo.

Neste sentido, para assinalarem esta data e desenvolverem competências de cidadania, durante o mês de dezembro, no âmbito da Componente de Cidadania e Desenvolvimento, no domínio de Voluntariado, os alunos do 3.º ano dos Cursos Profissionais Técnico de Produção Agropecuária, Técnico de Gestão Equina, Técnico de Cozinha e Pastelaria e Técnico de Restaurante Bar realizaram diversas atividades.

Para efetivação e cumprimento dos objetivos sobre o tema, os alunos e os seus professores, com um enorme sentido de responsabilidade e de cooperação, levaram a cabo diversas atividades: visualização de vídeos e de documentários, seguidos de debates no grupo/turma; pesquisas bibliográficas para a elaboração de cartazes, que foram afixados na escola; elaboração de textos reflexivos sobre a temática, tendo os alunos dado contributos muito positivos sobre a importância do voluntariado e de ser voluntário; preparação e elaboração de bolachas húngaras, que foram entregues à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM); e apresentação dos trabalhos realizados ao grupo/ turma, com a colaboração da Equipa de Mediação de Comportamentos.

Na generalidade, todos os alunos destacaram a importância que as ações de voluntariado têm neste momento atípico que se vive, face às solicitações verificadas nos vários contextos da sociedade.

Foi notório o empenho, o interesse, a motivação e o espírito colaborativo que os alunos demonstraram na concretização das atividades.

Neste propósito, estamos convictos de que contribuímos para a construção de cidadãos com visão solidária e comprometida pelas causas às quais se unem.