Comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – 3 de dezembro 2022

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado anualmente a 3 de dezembro, visa promover os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência, na sociedade e a sua participação os vários domínios social, cultural, económico e político.

Esta data tem ainda como objetivo sensibilizar para o cumprimento da «Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência» e para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no que concerne aos objetivos que, direta ou indiretamente, se relacionam com esta causa.

Este ano a EPADRPL desenvolveu três iniciativas distintas para relembrar a data, designadamente o visionamento da curta-metragem “Circo das Borboletas” com dinâmicas inclusivas; Atividades Físicas Adaptadas com alunos desta Escola e do Centro de Reabilitação de Ponte de Lima da APPACDM de Viana do Castelo, com lanche inclusivo;  e uma aula de Equitação Terapêutica.

Os alunos foram convidados a visionar o filme "Circo das Borboletas" para assinalar este dia tão importante. Este filme faz-nos refletir no papel que a sociedade tem na inclusão/exclusão das pessoas com deficiência, enfatizando, também, a necessidade de a pessoa com deficiência reconhecer o seu papel na sociedade. Todos nós, nalgum momento das nossas vidas, podemos ser chamados a ajudar/orientar a pessoa com deficiência a construir um autoconceito assente na sua valorização pessoal, num entendimento da sua importância na sociedade em que vive e inspira. A atenção dos alunos ficou presa neste enredo maravilhoso de metamorfoses, onde o frágil ou vulnerável ganha asas e transforma-se numa linda borboleta! 

Para culminar esta sessão de sensibilização, os alunos foram dirigidos para o espaço exterior, onde realizaram uma dinâmica em que foram levados a refletir que muitos dos seus problemas ficam resolvidos quando nos descentramos de nós próprios e que, através da resolução do problema dos outros, solucionamos os nossos próprios problemas, realçando deste modo a importância da cooperação e da inclusão. Somos mais fortes unidos!