Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência na EPADRPL

Reconhecendo no Centro de Reabilitação de Ponte de Lima (CRPL) da APPACDM de Viana do Castelo uma Instituição de referência na construção de uma sociedade inclusiva, conhecendo a sua experiência no trabalho com pessoas portadoras de deficiência, bem como junto da comunidade, no âmbito das atividades de Cidadania e Desenvolvimento, foi endereçado novamente um convite à referida instituição para realizar nas instalações da nossa escola uma atividade desportiva em conjunto.

No dia 3 de dezembro, em plena sinergia entre os professores de educação física de ambas as instituições, promoveu-se a prática de goalball, modalidade desportiva paralímpica criada exclusivamente para pessoas cegas e com baixa visão, e slalom, modalidade que consiste numa corrida de obstáculos percorrida em cadeira de rodas combinada por três percursos diferentes. A EPADRPL participou com 2 turmas (1º A e 1º B/C) e o CRPL com 16 utentes. Em conjunto, alunos e utentes puderam ter contacto com novas atividades desportivas bem como praticar outras que já conhecem.

As turmas dos cursos da área de formação de Hotelaria e Restauração (Técnico de Restaurante/Bar e Técnico de Cozinha/Pastelaria) dos 2° e 3° anos colaboraram nesta comemoração, preparando e servindo um lanche aos nossos convidados.
Promovemos a educação para a cidadania e reforçamos a importância da escola inclusiva, num convívio salutar em que respeitamos e valorizamos a diferença.

Obrigada mais uma vez pela colaboração, Centro de Reabilitação de Ponte de Lima (CRPL) da APPACDM de Viana do Castelo (Delegação de Ponte de Lima)!