Comemoração do Dia da Europa – 9 de maio

O dia 9 de maio assinala o Dia da Europa, cuja comemoração visa celebrar a paz e a unidade do continente europeu.

9 de maio é também a data que assinala o aniversário da histórica «declaração Schuman». Em 1950, e ainda no rescaldo da 2ª Guerra Mundial, Robert Schuman, na altura Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, explicou que só uma nova forma de cooperação política e económica na Europa evitaria a eclosão de uma guerra entre países europeus. Esta ideia foi concretizada no tratado de Paris, assinado em 1951, inicialmente por seis países e que conta atualmente com 27 estados-membros.

A nossa escola não poderia deixar de assinalar tão importante acontecimento. Assim, os alunos do 3.º ano das turmas B e C dos Cursos Profissionais Técnicos de Produção Agropecuária e de Gestão Equina, os docentes da disciplina de Área de Integração, Tânia Ribeiro e José Filipe Neves, com a preciosa colaboração de algumas assistentes operacionais “vestiram” a EPADRPL a rigor, expondo, pela ordem cronológica de adesão, as 27 bandeiras dos estados–membros e ainda a bandeira da União Europeia.

Acontece que, no meio de todas as bandeiras que os nossos alunos abriam e organizavam, se encontrava a do Reino Unido. Perante as dúvidas sobre onde a colocar, os nossos alunos foram informados que, desde 31 de janeiro de 2020, esse país deixou de integrar a União Europeia, através de um processo demorado e até polémico, conhecido como Brexit.

Em sala de aula, as turmas puderam aprender ou relembrar curiosidades e aspetos de cultura geral relacionados com a União Europeia, através de dois jogos interativos, o “Jogo do Euro cidadão” e o “Jogo dos monumentos europeus”.

Alguns alunos ainda ilustraram um desenho alusivo ao dia, tendo o mesmo sido exposto no nosso Centro de Apoio à Aprendizagem.