Campanha de ajuda aos animais de rua através da ALAAR

A grandeza de um país e o seu progresso podem ser medidos pela maneira como trata os seus animais” (Mahatma Gandhi).  

No âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento, de modo a concretizar o tema do Voluntariado, os nossos alunos optaram pela promoção de uma campanha para ajudar os animais de rua através da Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua (ALAAR).

A ALAAR, associação sem fins lucrativos, pretende ajudar os animais de rua, prestando-lhes todos os cuidados necessários e procurando famílias capazes de lhes dar uma vida melhor. A instituição também se dedica a sensibilizar e informar a população em geral e os jovens em particular, com vista a uma mudança de comportamentos e mentalidades para com todos os seres vivos que são sensíveis à dor, ao stress e à angústia, tal como o ser humano.

Assim, os alunos dos Cursos Profissionais Técnico de Cozinha e Pastelaria e Técnico de Restaurante Bar do 1.º e 3.º anos, bem como do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária do 1.º ano, puseram mãos à obra: elaboraram cartazes, panfletos informativos e decoraram caixas para a recolha dos bens necessários aos amigos de quatro patas. Estas atividades foram orientadas pelas professoras Marta de Sá, na disciplina de Gestão e Controlo, Cristina Magalhães, na disciplina de Comunicar em Língua Estrangeira e Clara Fernandes, na disciplina de TIC.

Ao longo do ano letivo, a EPADRPL foi recebendo doações de alimentos (rações secas e húmidas), agasalhos (como, por exemplo, mantas, tapetes, camisolas de lã desnecessárias) e outros utensílios considerados pertinentes para os animais. As caixas para a recolha dos donativos rapidamente se tornaram pequenas perante os diversos contributos.

Quando os alunos tomaram conhecimento de que, no dia 2 de junho, a fundadora da associação, D. Zulmira Marinho, viria à nossa Escola proceder à recolha das doações angariadas pela campanha ao longo do ano, tiveram a preocupação de contribuir ainda mais, oferecendo mais rações variadas, que posteriormente ajudaram a transportar para a viatura da ALAAR.

Em jeito de agradecimento, D. Zulmira Marinho dirigiu umas palavras aos alunos presentes, convidando-os a visitar as instalações da ALAAR e até a fazerem voluntariado junto dos animais, como, por exemplo, levar os cães a passear, pois só convivendo diretamente com os animais é que se criam laços e se reforça a ideia de que eles também têm sentimentos.

Os alunos mostraram-se bastante recetivos ao convite e esta atividade foi, sem dúvida, um sucesso, que no encheu de orgulho e à qual iremos dar continuidade no próximo ano letivo.