Caminhada pela margem do Rio Lima com recolha de lixo para reciclagem

No dia 26 de maio, os alunos das turmas 1ºJ, 1ºB/FC e 1ºC, acompanhados por alguns professores, realizaram uma “caminhada ecológica”.

Assim, numa manhã plena de sol, munidos de luvas e sacos de lixo, decidimos agraciar a mãe natureza com uma caminhada pela ecovia do Rio Lima, recolhendo os resíduos que fomos encontrando pelo caminho.

Partindo da Escola, descemos pela quinta e seguimos pela ecopista da estrada nacional até à Expolima, onde depositamos, nos ecopontos, os primeiros resíduos. Seguimos a nossa caminhada pela ecovia do Rio Lima em direção à Gemieira, regressando depois em direção à ponte medieval de Ponte de Lima, onde voltamos a depositar, noutros ecopontos, os resíduos entretanto recolhidos.

Após uns minutos no largo de Camões, onde aproveitamos para descansar e lanchar, fizemos a travessia da ponte medieval em direção ao Clube Náutico, subindo depois à ponte Senhora da Guia para a atravessar e seguir pela avenida dos Plátanos até à nossa Escola, onde voltamos a depositar os resíduos nos ecopontos exteriores.

Os nossos alunos foram exemplares e demonstraram um notável sentido de responsabilidade cívica e ambiental, contribuindo com a recolha de lixo para um meio ambiente mais limpo e saudável. Durante as 4 horas de caminhada, encontramos espalhados pelo solo diversos tipos de plástico, recipientes de vidro e metal, mas também inúmeras máscaras cirúrgicas (consequência da pandemia que assola o nosso planeta, mas também representativo da falta de cuidado ecológico de algumas pessoas...).

Embora tenha sido uma caminhada bastante longa, os nossos alunos deram uma resposta muito positiva. Concluímos, assim, que esta atividade do projeto Eco-Escolas foi finalizada com êxito.

Lembramos que a nossa Escola foi galardoada nos últimos dois anos com a Bandeira Verde Eco-Escolas e que o objetivo é manter esse estatuto neste e nos próximos anos letivos, pois significa que fazemos algo positivo pelo meio ambiente.

Ver Galeria de Fotografias