Aprovação da candidatura de integração da Biblioteca da EPADRPL na RBE

O projeto de integração da Biblioteca na RBE visa atualizar a Biblioteca: não apenas o espaço físico, mas também o equipamento e o fundo documental, para que estes possam servir de estrutura de apoio às aprendizagens dos alunos que frequentam os cinco cursos da escola; para que sirva também como polo cultural de abertura da escola para o mundo; e para que funcione como recurso pedagógico e espaço aprazível para alunos, para professores e comunidade em geral.

Em outubro de 2019, foi constituída a equipa de integração da Biblioteca escolar na RBE, composta por um grupo alargado de alunos, representantes dos cursos da escola, professores e um elemento da direção. Numa lógica de design thinking, auscultaram-se os alunos e professores sobre os seus desejos e necessidades relativamente à biblioteca a projetar. Os alunos foram visitar a moderna biblioteca da Escola Secundária de Ponte de Lima e, de forma dedicada e empenhada, efetuaram pesquisas exploratórias na internet e partilharam inúmeras ideias e sugestões criativas. Por fim, em mesa redonda, sistematizaram-se as propostas.

Em novembro, sob supervisão da Coordenadora Interconcelhia da RBE, Dra. Raquel Ramos, o grupo restrito de equipa de integração da Biblioteca (quatro alunos e um elemento da direção) desenhou o projeto: elaborou a planta e definiu a relação do equipamento, do mobiliário, do fundo documental e do software necessários.

A candidatura de integração da Biblioteca da nossa escola na Rede de Biblioteca Escolares (RBE) foi hoje aprovada!

Muitos parabéns a todos! E energia q.b. para a etapa que se segue!