Alunos da EPADRPL participam em ação de sensibilização do Município sobre espécies invasoras - 18 de novembro de 2024

Conscientes dos problemas ambientais que as espécies invasoras podem acarretar para o nosso território e com o objetivo de preservar a biodiversidade autóctone, no dia 31 de outubro, um grupo de alunos do CEF – T2 - Operador de Jardinagem e do Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária participou numa ação de sensibilização para a importância do combate à Cortaderia selloana (Ervas-das-Pampas), espécie exótica invasora.

Decorrente da adesão do Município de Ponte de Lima à Estratégia Transnacional de Luta contra a Cortaderia selloana (Erva-das-Pampas), esta ação foi promovida pelo Serviço Área Protegida das Lagoas, no âmbito do Projeto ‘Life Coop Cortaderia’.

Os nossos alunos iniciaram a atividade com uma breve explicação sobre a espécie e as consequências da sua expansão no solo, passando para o corte das plumas de todas as plantas existentes a fim de minimizar a dispersão de milhões de sementes. De seguida, as plumas foram recolhidas e colocadas em sacos pretos para que as sementes percam a vitalidade, evitando que o ciclo de vida da planta recomece e impedindo a propagação da espécie nos terrenos mais próximos.

No dia 18 de novembro, os nossos alunos tiveram ainda a possibilidade de participar na palestra “Plantas Invasoras – o que são e os problemas que causam”, ministrada pela Dra. Hélia Marchante da ESAC-IPC, uma das responsáveis pela plataforma “Invasoras.pt”.