Ação de Sensibilização promovida pela PSP no âmbito da Componente de Cidadania e Desenvolvimento – Turmas do 1.º Ano

A Polícia de Segurança Pública do Comando de Viana de Castelo, através da Esquadra Destacada de Ponte de Lima, fez-se representar, na EPADRPL, pelos Senhores Agentes Gil Carvalho e Alberto Azevedo, que, no âmbito do Programa Escola Segura, dinamizaram um conjunto de ações de sensibilização integradas na componente de Cidadania e Desenvolvimento.

Nos dias 4, 15 e 17 de junho, a ação de sensibilização destinou-se às turmas do 1.º ano: 1.º A, 1.º C, 1.º J e 1.º B/FC, cuja temática versou sobre “Álcool e Tabaco”. Importa salientar que o 1.ºB/FC assistiu à ação online, conjuntamente com 1.ºJ, que assistiu presencialmente.

Os Senhores Agentes apresentaram a temática de forma coerente e contextualizada, sistematizando a importância da prevenção no consumo destas substâncias. Deram enfoque ao facto de que o consumo de drogas e de tabaco, entre jovens e adolescentes, é, nos dias de hoje, muito preocupante e reflete-se, também, no ambiente escolar. Realçaram que os jovens e adolescentes devem entender o que são drogas e o que elas provocam no organismo humano, fortalecendo a teoria de que o conhecimento é a melhor arma contra o uso indevido de drogas, instrumento eficaz para a prevenção.

O resultado final destas ações foi muito positivo, já que pudemos observar que os alunos se mostraram interessados e adquiriram informações desconhecidas sobre os vários tipos de drogas, tomando consciência de que se trata de um problema grave e muito prejudicial, que acaba por comprometer a aprendizagem e que pode interferir negativamente na vida futura.