1.ª fase do Concurso Concelhio de Leitura – 9 de abril de 2024

No dia 9 de abril, decorreu, na Biblioteca Escolar, a 1.ª fase do Concurso Concelhio de Leitura, envolvendo dezoito alunos de todos os anos e cursos do ensino secundário.

O objetivo central deste Concurso é estimular hábitos de leitura, valorizar capacidades de literacia e pôr à prova competências de compreensão leitora e de expressão oral nos jovens das escolas do concelho de Ponte de Lima.

A Prova, com a duração de três minutos, consistiu na leitura expressiva com argumentação, articulando com um tema da atualidade: os alunos tiveram de ler um excerto, à sua escolha, da obra “O Senhor Ibrahim e as flores do Alcorão”, de Eric Emmanuel Schmitt, durante um minuto; depois, tiveram de justificar a sua seleção, com argumentação clara e coerente, articulando com um tema da atualidade, durante dois minutos.

Previamente conhecidos pelos alunos, os critérios de avaliação incidiram na leitura expressiva: dicção/ articulação, voz (tom e colocação), fluência, entoação e ritmo, bem como na argumentação: pertinência dos argumentos, estruturação e encadeamento lógico das ideias, adequação do discurso, reportório lexical e postura corporal.

Foi notável o empenho e desempenho dos alunos nesta fase do concurso, tendo sido apurados para a 2.º fase os dois seguintes alunos:

A Prova da 2.ª fase (Fase Municipal) realizar-se-á no dia 2 de maio, às 10h00, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

Ver Galeria de Fotografias