Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária

Curso Profissional Técnico de Produção Agropecuária

Perfil do Curso

Técnico de Produção Agropecuária é um profissional capaz de programar, organizar, orientar e executar as atividades de uma exploração agrícola e/ou pecuária, aplicando técnicas, métodos e modos de produção compatíveis com a preservação ambiental e respeitando as normas de proteção e bem-estar animal e de qualidade dos produtos, de segurança alimentar, de saúde pública e de segurança e saúde no trabalho.

Áreas de atividade

Animal, Vegetal, Mecanização e Transformação

Condições de acesso

9.º ano de escolaridade. Idade até 20 anos.

Duração

3 anos letivos (3300 horas de formação)

Principais Atividades

Programar e organizar a realização das operações e tarefas necessárias à execução do plano anual de exploração agrícola e pecuária, de acordo com o modo de produção.

Organizar e orientar a execução das operações e tarefas inerentes à produção agrícola e pecuária, assegurando a quantidade e a qualidade dos produtos obtidos e o cumprimento das normas de proteção do ambiente, segurança alimentar, segurança e saúde no trabalho e a proteção animal.

Organizar e orientar a execução das operações e tarefas de armazenamento, acondicionamento ou conservação e transporte de produtos de origem agrícola ou pecuária destinados à comercialização, tendo em conta a regulamentação aplicável e as exigências dos clientes.

Efetuar a gestão operacional e o controlo da manutenção, conservação e reparação dos tratores e outros veículos, máquinas, instalações, equipamentos e utensílios agrícolas e pecuários.

Assegurar a gestão e o tratamento de efluentes e resíduos agrícolas e pecuários, de acordo com a legislação em vigor.

Conduzir veículos agrícolas, operar e regular máquinas e equipamentos agrícolas e pecuários, tendo em conta as normas de segurança no trabalho e a proteção ambiental.

Assegurar a ligação operacional com os fornecedores de matérias-primas, bens e serviços, nos termos contratuais estabelecidos.

Explorar e aplicar tecnologias de informação e comunicação na execução das operações agrícolas e pecuárias e na recolha e tratamento de informação.

Sistematizar informação técnica e económica e elaborar relatórios relativos à atividade agrícola ou pecuária.

Controlar a execução dos orçamentos previsionais e efetuar os ajustamentos necessários.

Identificar novos mercados, formas de comercialização, formas de valorização dos produtos agrícolas e pecuários e necessidades de investimento, preparando propostas e orçamentos.

Subsídios e Apoios

Subsídios

Bolsas de profissionalização (na realização da FCT).
Subsídio de alimentação.
Subsídio de transporte.
Subsídio de alojamento.
Bolsa de Mérito (nos termos estabelecidos por Lei).

 

Apoios

Material escolar.
Equipamento/uniforme (componente técnica).
Seguro escolar.
Isenção de propinas.
Visitas de estudo nacionais e ao estrangeiro.
Estágios nacionais e no estrangeiro.

 

 

Plano Curricular


Plano Curricular

Saídas Profissionais

O Técnico de Produção Agropecuária poderá, entre outras, desempenhar funções de/em:

  • Empresário agrícola (Jovem Agricultor).
  • Gestão de empresas agrícolas e afins.
  • Associações agrícolas e afins.
  • Organismos públicos (zonas agrárias, autarquias, etc.).
  • Unidades agro-industriais.

Certificação Escolar e Profissional

No final do Curso, o aluno obtém o Diploma de conclusão do 12.º ano de escolaridade e o Certificado de Qualificação Profissional de Nível IV da União Europeia, de Produção Agropecuária, constante do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).

Formações Complementares

Exame para obtenção de Licença de Condução de Veículos Agrícolas. Curso de Aplicador de Produtos Fitofarmacêuticos. Curso de “Preparadores e Manejadores de Animais a Concurso”.