Visita à Escola Agrícola de Ponte de Lima pelas crianças do Centro Educativo da Facha

No dia 7 de junho, os nossos meninos e meninas da sala 1 da Educação Pré-Escolar do Centro Educativo da Facha realizaram uma visita de estudo à Escola Agrícola.

Esta visita realizou-se na Semana Eco-Escolas do nosso Centro Educativo e foi uma forma de comemorar esta data, visitando uma Escola de outra dimensão que também aborda os temas da Agricultura, da Biodiversidade, dos Espaços exteriores, da Criação de animais e do Empreendedorismo, entre outros, a uma escala mais alargada e com alunos mais velhos.

Quando chegámos à Escola Agrícola, a professora Odete e a professora Eugénia vieram-nos receber e informar como ia ser a visita. Adorámos e vamos explicar-vos o que vimos.

Primeiro, fomos ver os vitelinhos que estavam num estábulo diferente e ainda tomavam leite por um biberão especial: um balde com uma tetina grande.

As vacas estavam noutro estábulo e a D. Márcia mostrou-nos como funcionava o robot que lhes tirava o leite. Ele também lavava as maminhas das vacas e desinfetava-as, depois de tirar o leite. Era tudo muito limpinho.

A seguir, vimos as ovelhas e tocámos na lã. Era fofinha e servia para fazer camisolas, casacos e meias muito quentinhas.

Adorámos as estufas dos tomates e dos pimentos padrão. A D. Lúcia abriu as portas e vimos as plantas que eram muito altas. Andámos entre elas, parecia um labirinto. Quando estávamos a sair, o sistema de rega ligou-se e foi divertido, porque estava muito calor.

Antes do lanche, ainda fomos ver a maternidade dos porquinhos. Eles eram muitos e estavam junto das suas mães a aquecer-se e a mamar.

Depois, fizemos uma pequena e divertida viagem na carrinha da Escola em que a D. Madalena até nos pôs música. Ofereceram-nos um lanche muito bom. Estávamos cheios de fome e sede. Foi delicioso.

Por último, fomos ao Picadeiro, onde estavam os cavalos. O Zé, um aluno da Escola, foi connosco e disse-nos o nome dos cavalos. Fizemos muitas carícias no focinho dos cavalos.

Finalmente, viemos embora, já era muito tarde, mas agendámos uma próxima visita, para outubro, para estarmos mais tempo no Picadeiro e até, quem sabe, montar os cavalos.

Adorámos a visita e agradecemos imenso por nos terem proporcionado esta manhã tão agradável.

O grupo de crianças da Sala 1 do Centro Educativo da Facha