Semana da Leitura e da Interculturalidade – 22 a 26 de abril de 2024

Na EPADRPL celebrou-se a Leitura e a Interculturalidade na semana de 22 a 26 de abril, tendo a Liberdade como tema. Durante todos os dias, dinamizaram-se atividades envolvendo a comunidade escolar.

A segunda-feira foi dedicada à promoção da leitura, contando com a presença do autor limiano, Ezequiel Rodrigues, para a apresentação do livro “Ódios de Fronteiras”. Sendo o Dia Mundial da Terra, homenageou-se o planeta azul com a atividade “Cuida do teu pedaço de terra”, que consistiu na oferta a cada turma de um vaso com uma pequena planta, preparado e entregue pelos alunos a quem são aplicadas medidas adicionais. No jardim surgiram duas grandes pegadas, cobertas por lixo recolhido na escola, na tentativa de consciencializar para a importância da nossa “Pegada ecológica”. Paralelamente, revelaram-se os vencedores do concurso de fotografia, destinado aos alunos, que teve como tema a interação do Homem com a natureza.

Seguiu-se o Dia da Interculturalidade, para celebrar a riqueza cultural que cada aluno traz para a Escola, tendo os alunos oriundos dos arquipélagos dos Açores e de São Tomé e Príncipe, e do Brasil e Finlândia recebido as turmas, proporcionando-lhes uma “viagem” às suas terras de origem. Na véspera no feriado, comemorou-se o 25 de abril, um marco na história de Portugal, com uma tertúlia muito interessante sobre os direitos e deveres antes e depois da Revolução dos Cravos; e, na sexta-feira, Dia do Encarregado de Educação, fez-se o encerramento solene da Semana com um convívio em comunidade, fortalecendo os laços entre a Escola e as famílias.

Ao longo da semana, os alunos foram ainda convidados a participar no peddy-paper “Todos os caminhos vão dar à BE”, uma emocionante jornada de três dias que envolveu exploração, conhecimento e diversão, tendo os participantes de responder a uma prova a cada dia. Foi uma estratégia diferente de promover a literacia da leitura e a literacia digital, e de estimular o conhecimento. Nas aulas de Português, a convite da Biblioteca EPPLê, leram-se “Contos do Mundo”, possibilitando uma viagem pelo mundo através de narrativas de diferentes autores e países. Esta atividade não foi apenas uma oportunidade para desfrutar de histórias maravilhosas, mas também um convite para desenvolver a empatia e o entendimento intercultural, na semana em que se celebrou a leitura e a interculturalidade. Nas aulas de Inglês, os alunos enfeitaram a árvore mais frondosa do jardim com frases alusivas à liberdade, transformando-a numa colorida “Freedom Tree”.

Foi uma semana intensa, em que se procurou celebrar a diversidade, promover a empatia e inspirar-nos mutuamente a lutar pela liberdade, tendo a Biblioteca Escolar como epicentro.

Ver Galeria de Fotografias