Votação do Orçamento Participativo das Escolas – 22 de março de 2024

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar. Através de uma verba adicional aos orçamentos das escolas, o Ministério da Educação disponibiliza para o OPE um euro por cada aluno do 3.º ciclo e/ou do ensino secundário. No caso das escolas com menos de 500 alunos (é o nosso caso), o valor a atribuir será de 500 euros.

Tal como nos dois anos letivos anteriores, no presente (2023/2024), o OPE esteve tematicamente direcionado para a “inclusão”, configurando-se como um instrumento para a “promoção da solidariedade e da inclusão”. Dado que este ano se comemoram os 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974, desafiaram-se os alunos a proporem projetos que, sem esquecer os princípios e valores norteadores do OPE, mostrassem como garantir o exercício da liberdade de expressão e o direito de todos termos voz para expressarmos as nossas ideias e dúvidas, de forma democrática e por isso inclusiva!

O desafio foi lançado aos nossos alunos que, depois de alguma reflexão, avançaram com quatro propostas.

A proponente Aliane Cravid, da turma 1.º FR, propôs investir a verba do OPE em “Equipamento ou farda da EPADRPL para utilizar nos eventos”. O proponente António Marques, da turma 1.º A, propôs a aquisição de um “Espremedor automático de laranjas”. A terceira proposta partiu do aluno Diogo Miranda, da Turma 2.º B, que apresentou a ideia “Matraquilhos para todos”. A quarta proposta recebida partiu do aluno Afonso Areias, da turma 1.º C, que propôs a “Aquisição de micro-ondas para o bar”.

Após a votação das propostas apresentadas, realizada no dia 22 de março, obtiveram-se os seguintes resultados:  

“Equipamento ou farda da EPADRPL para utilizar nos eventos” – 20 votos

“Espremedor automático de laranjas” – 22 votos

“Matraquilhos para todos” - 52 votos

“Aquisição de micro-ondas para o bar” – 20 votos

Os 114 alunos votantes traduziram uma adesão de 58% ao voto, o que não nos satisfaz inteiramente. Nunca é demais relembrar que este gesto simples de “votar” constitui-se como um direito, mas também um dever, numa sociedade que se pretende democrática e participativa nas tomadas de decisão. É importante que os nossos alunos, cidadãos do amanhã, adquiram este hábito, para uma sociedade que se pretende em constante evolução.