Visita em contexto de aula às Oficinas de Criatividade Himalaya – Arcos de Valdevez – 14 de março de 2024

No dia 14 de março, no âmbito do projeto de articulação curricular, as turmas 2.º A, 2.º B/FR e 2.º C realizaram uma visita em contexto de aula às Oficinas de Criatividade Himalaya, em Arcos de Valdevez.

Tendo como objetivos específicos promover a cultura científica, desenvolver habilidades de pensamento crítico e de observação e estimular a interdisciplinaridade, a visita potenciou o envolvimento e participação dos alunos numa panóplia de atividades.

Previamente à visita, nas aulas de Português, os alunos efetuaram uma pesquisa detalhada sobre a vida e obra do Padre Himalaya e ficaram a saber que este foi considerado um dos maiores cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX. Além de inventar engenhos extraordinários, quis resolver problemas energéticos, ecológicos e agrícolas. Foi um pioneiro português, oriundo de Arcos de Valdevez, onde nasceram, em maio de 2021, as Oficinas de Criatividade Himalaya.

Já no espaço das Oficinas, os alunos, acompanhados pelos Professores Sónia Pires, Eugénia Gonçalves, Patrícia Lima, Helena Sá e Hugo Silva, visualizaram um filme imersivo a 360.º; visitaram o Núcleo Interpretativo Himalaya, espaço biográfico que conta a história do Padre Himalaya; puderam observar uma riquíssima exposição de rochas e minerais; exploraram quatro salas compostas por módulos ligados à ciência para experimentação; viajaram através de um labirinto, que lhes permitiu explorar de forma sobejamente lúdica as várias fases da vida do Padre Himalaya; e, por fim, os mais aventureiros utilizaram o parque exterior com exploração de atividades ligadas à mecânica (roldanas e simulador de "andar na Lua").

Privilegiando o desenvolvimento das capacidades de pesquisa, relação e análise, bem como o trabalho experimental, o projeto garantiu aos alunos a realização das aprendizagens essenciais de forma significativa.

Ver Galeria de Fotografias